Bombeiros Voluntários Da Aguda

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Aguda foi fundada em 29 de Março de 1925, data em que foram aprovados os seus Estatutos. Anteriormente à fundação dos Bombeiros da Aguda, existia um pequeno quartel de bombeiros, era o n.º 4 dos Bombeiros Municipais, instalado na casa que faz esquina com a Avenida Jorge Correia e Rua do Bairro Japonês, lado norte, junto à passagem de nível do caminho de ferro. O material de socorros resumia-se a uma bomba braçal com as respectivas mangueiras e absorvos, e uma escada de ganchos que fora oferecida pela Câmara Municipal da Gaia. Foi esse posto inaugurado a 13 de Janeiro de 1925, dois meses e meio antes da fundação da Associação. Desde a sua fundação que a sede dos Bombeiros da Aguda se situa na Praça Nossa Senhora da Nazaré. Em 1982 o edificio original foi demolido para dar lugar à construção do novo quartel. Hoje já no sec XXI, o Corpo de Bombeiros Voluntários da Aguda, comporta uma Unidade com cerca de 90 Operacionais e 30 viaturas. O documento assinado por um negociante da Praia da Aguda de nome José Guerner Soares Nunes dava conta que por iniciativa dum grupo de habitantes desta Praia havia sido organizada a A.H.B.V Aguda tendo por fim socorrer os habitantes das Praias da Aguda,Granja,Miramar,Freguesia de Arcozelo e suas circunvizinhanças em qualquer calamidade publica como inundações, naufrágios , desabamentos,terramotos,desastres e especialmente em casos de incêndio e suas consequências. O caminho percorrido,ao longo dos anos , até ao presente,sempre norteado por servir uma Instituição e uma causa, foi difícil e exigente.

Episódios pitorescos :

A 17 de janeiro de 1943, é recebido um ofício com insturções imanadas do Inspetor de Serviços de Incêndios , Major Serafim de Morais Júnior , que em virtude da falta de gasolina obriga a Direção a determinar o seguinte no respeitante a transporte de doentes :

"Para os não Sócios", fica suspenso o transporte seja par aonde for,sem autorização,por escrito,de uma das seguintes pessoas:Presidente da Câmara Municipal de Gaia,Vereador do Pelouro ,Inspetor dos Serviços de Incêndios do Porto e Gaia ou Delegado Policial deste Concelho.

"Para os Associados" e porque a Corporação está apenas dotada de dez litros de gasolina por mês,o Transporte ao Hospital do Porto,de sócios doentes ou familiares em comunhão de teto,exceto os filhos e as filhas casados,só pode ser feito uma vez por mês,e,quando o serviço for solicitado por um médico,este terá de enviar uma carta à Associação com o nome e morada do doente e a justificação de que a vida dessa pessoa corre perigo,assumindo assim a inteira responsabilidade de tal decisão

Estas determinações foram postas em circulação na àrea de ação do Corpo de Bombeiros e enviadas a todos os clínicos

Isto passava-se há 72 anos e lamento não puder , com exatidão,dizer-vos o que destas instruções resultou,mas estou a imaginar que,entre um ofício enviado pela Associação ao Presidente da Câmara e a resposta deste , deve ter originado um segundo ofício da Associação a perguntar ao Presidente da Autarquia qual a funerária que tratava do assunto.

Atual Presidente





Manuel Oliveira Guedes nasceu em 10 de Novembro de 1950 em Arcozelo, Vila Nova De Gaia.

Frequentou o Curso Geral dos Liceus, tendo passado pelo Colégio da Granja, Liceu Alexandre Herculano, Grande Colégio Universal e Colégio Brotero, até ingressar no Serviço Militar Obrigatório vindo a ser mobilizado para Angola na qualidade de Furril-Miliciano.

Após o seu regresso em finais de 1974, tomou o primeiro contacto com os Bombeiros Voluntários da Aguda, acedendo a um convite para exercer as funções de Secretário Admistrativo

Condecorações


22/03/1974 « "Louvor" - Guerra Colonial - Angola (Zona Militar do Lesta)

1999 a 2009 « "Medalhas de Assiduidade" 5; 10 e 15 anos da L.B.P.

29/03/2009 « "Crachá de Ouro" da L.B.P.

30/05/2010 « "DIRIGENTE DO ANO 2009" da L.B.P.

25/04/2011 « "MEDALHA VALOR E ALTRUISMO" da C.M. de V.N Gaia